• Giovana Erthal

A pioneira do futebol feminino mundial

O campeonato alemão feminino retornou na última sexta-feira (29/05), após uma longa paralisação, em decorrência da pandemia da Covid-19.


As comemorações durante a pandemia // Fonte: @vfl.wolfsburg.frauen


A movimentação para a volta do principal torneio masculino na Alemanha impulsionou a mesma dinâmica para o feminino, marcando-o como pioneiro no regresso às atividades no cenário mundial. Com o intuito de proporcionar um ambiente seguro às jogadoras e às comissões técnicas, a Associação Alemã de Futebol (DFB) desenvolveu um guia de recomendações de higiene e instituiu padrões de testagem. A competição abrange 12 times e contém 22 rodadas. O primeiro confronto, na volta às atividades, foi entre o VfL Wolfsburg, o líder da competição, e o FC Köln, penúltimo colocado, válido pela 17° rodada.


No período pré-coronavírus, Wolfsburg dominava a competição de forma invicta, confirmando sua atual hegemonia na Alemanha, haja visto que foi coroado campeão nas últimas três temporadas. Com o melhor ataque e a melhor defesa, as lobas não tiveram problemas em vencer o Colônia, confirmando um resultado de 4x0. Pernille Harder, considerada a melhor jogadora da temporada, aumentou a distância para suas adversárias na tabela de artilharia, atingindo a marca de 24 gols em 16 partidas jogadas. Hüth e Popp concluíram o placar amplo e dificultaram ainda mais a permanência do Köln que, com dois jogos adiados, se mantém na décima primeira posição.


A partida entre 1. FFC Frankfurt e SC Sand marcou o encontro de dois times de campanhas irregulares, porém suficientes para a permanência na elite do futebol feminino alemão. A vitória de 3x1 elevou o Frankfurt à quarta colocação da tabela e mostrou todo o potencial da aclamada joia alemã, Laura Freigang, que já marcou 13 gols e deu 4 assistências na competição. O gol de Blagojevic, aos cinco minutos de jogo, não bastou para impulsionar um bom resultado ao Sand, que com a derrota caiu para a oitava posição do torneio.



No sábado, os últimos três jogos da rodada ocorreram na parte da manhã: Bayern München x Hoffenheim; SC Freiburg x Turbine Potsdam; Bayer 04 Leverkusen x MSV Druisburg. O Gigante da Baviera, antes da paralisação, oscilava, mas conquistou vitórias importantes e, faltando seis rodadas para o término do campeonato, a equipe busca um fôlego final para lutar pelo título e confirmar a vaga para a Champions League da próxima temporada. O TGS Hoffenheim aparecia no encalço, distanciando-se em um ponto do adversário Bayern, e contava com uma dupla de atacantes habilidosas, Nicole Billa e Tabea Waßmuth, as quais somam 24 gols na competição. As visitantes, contudo, não conseguiram segurar a força coletiva do Bayern, que só abriu o placar aos 84 minutos do segundo tempo. Até o final da partida, o time da casa ainda fez outros dois gols, sedimentando uma vitória importante e talvez a classificação para a Liga dos Campeões seguinte.


O confronto SC Freiburg x Turbine Potsdam, por outro lado, não representava tamanha importância, pois as duas equipes não estão em posição de lutar por vagas ou títulos. Elas também não se encontram ameaçadas pelo rebaixamento, mas proporcionaram uma partida emocionante. Revertendo um placar inicial de 2x0, o Freiburg conseguiu marcar 3 gols, sendo dois deles nos cinco minutos finais de jogo. O destaque coube à habilidosa Klara Bühl, que contribuiu com 10 gols ao longo da temporada. Mesmo com a derrota, o Turbine se encontra em uma posição acima do Freiburg com 27 pontos.




Medidas restritivas para o banco de reservas // Fonte: @vfl.wolfsburg.frauen




Bayer 04 Leverkusen jogou contra o MSV Druisburg no final da 17° jornada. Os dois times não renderam o esperado para a temporada, contando com poucos gols marcados e muitos sofridos. Ambas equipes estão lutando contra o rebaixamento, mas o maior ameaçado é o Druisburg, que ainda possui uma partida adiada. A diferença de pontuação para os últimos colocados é pequena e, com seis rodadas restantes, torna-se perigosa aos torcedores desses dois clubes. O Druisburg venceu a partida por 2x0 e construiu uma vantagem de cinco pontos para a zona de rebaixamento. O Bayer 04, agora com 13 pontos, não sobe na tabela e permanece em um estado de atenção, sem poder vacilar mais.

A partida da 17° rodada entre SGS Essen e FF USV Jena foi adiada para o dia 24/06 (quarta-feira). As medidas restritivas do estado da Turíngia impediram o Jena de retornar ao futebol antes do dia 07 de junho. A equipe, que voltará às atividades na próxima semana, não se encontrava em uma posição favorável antes da paralisação, quando acumulava 13 derrotas e 2 empates em 15 partidas. Com um acumulado de 2 pontos, conferindo o último lugar na classificação geral, é difícil pensar que o Jena conseguirá escapar de um rebaixamento. Em outra frente, o SGS Essen demonstra um futebol com potencial. Ocupando a quinta posição na tabela, a campanha do Essen é mediana e segura com 28 pontos conquistados. O destaque da equipe é Lea Schüller, atacante que marcou 15 gols em 16 partidas. A alemã de 22 anos disputa a artilharia da competição e poderia trazer outras alegrias ao Essen no futuro, mas irá para o Bayern München na próxima temporada.


A volta do futebol na Alemanha promove esperança durante o enfrentamento de uma pandemia, que ocasionou milhares de mortes ao redor do mundo. O comprometimento aos rigorosos protocolos de higiene demonstram a necessidade da ação coletiva da sociedade e reforça a máxima de que, na escala de importância, a vida vem antes do esporte.



Calendário e informações sobre os próximos jogos:


Dia 05/06(sexta-feira): Dia 06/06(sábado):

01) TGS Hoffenheim x Bayer 04 Leverkusen 01) Vfl Wolfsburg x 1. FFC Franfurt

Hora: 14:15 Hora: 08:00

Dia 07/06(domigo) às 09 horas:


01) FC Köln x SGS Essen

02) MSV Druisburg x SC Sand

03) Turbine Potsdam x Bayern München

04) FF UVS Jena x SC Freiburg


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

​Nos Acréscimos

  • Instagram - White Circle
  • Spotify

© 2020 todos direitos reservados a Nos Acréscimos. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now