• Vinicius Soares

Calendário 2020: o que muda no futebol brasileiro para 2021?

CBF divulga calendário para a retomada do futebol no Brasil. Temporada 2020 termina em 2021


Nesta quinta-feira (9), a CBF divulgou o novo calendário do futebol masculino para a temporada 2020, já que os campeonatos tiveram que ser paralisados devido à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Com exceção dos campeonatos carioca e catarinense, todos os outros ainda não retomaram seus jogos. Esta pausa fez com que todo o cronograma planejado para as competições nacionais em 2020 fosse revisto para se adequar à esta nova realidade em que vivemos.

Taça do Brasileirão


Como ficou o calendário?


De acordo com o novo calendário da CBF, todas as competições nacionais de 2020 serão finalizadas somente no ano seguinte, em 2021. A Série A será iniciada em 9 de agosto e irá até o dia 24 de fevereiro, tendo jogos sendo disputados em 26 e 27 de dezembro, logo após o Natal, e 2 e 3 de janeiro, em seguida ao Ano Novo. A Série B começa um dia antes da primeira divisão, 8 de agosto e vai até 30 de janeiro, com os quatro primeiros colocados subindo para a Série A. A Série C será disputada no mesmo período da segunda divisão, com diferença somente no início e no fim da competição: começa em 9 de agosto e irá até 31 de janeiro. A Série D será realizada entre 6 de setembro e 7 de fevereiro. Por fim, a Copa do Brasil irá retornar em 26 de agosto, com os jogos de volta da 3ª fase, e terá as semifinais sendo disputadas em 23 e 30 de dezembro. A final da maior competição em mata-mata do Brasil será em 10 de fevereiro.


O que isso afeta na temporada 2021?


Com a temporada 2020 será finalizada somente em fevereiro de 2021, a temporada do ano seguinte será afetada em vários aspectos. Um deles são, obviamente, as competições nacionais. Quando e como serão realizadas, sendo iniciadas aproximadamente no meio do ano? O mais provável é que serão disputadas com jogos muito próximos uns dos outros, para que os campeonatos não invadam o ano de 2022, como irá acontecer neste ano. Também existe a possibilidade, com menos chances de se concretizar, de ocorrer a adaptação do calendário brasileiro para o formato europeu, com os campeonatos começando no meio do ano e terminando na metade do ano seguinte, como acontece na Argentina, por exemplo.


Outro aspecto que deve ser discutido é a condição física dos jogadores. Os jogos serão realizados sem o tempo adequado para a recuperação dos atletas, tendo, no mínimo, duas partidas por semana. Além disso, a temporada 2021 deverá ser iniciada pouco tempo depois do término dos campeonatos válidos para 2020, ou seja, os jogadores só terão um período de férias e de preparação adequados na temporada 2022, se tudo der certo. Essa sequência massiva de jogos elevará muito a quantidade de lesões musculares, o que irá prejudicar muito os clubes e o nível técnico do campeonato.


Por fim, o aspecto mais importante: o que irá acontecer com os campeonatos estaduais? Perdendo cada vez mais importância com o passar dos anos, não se sabe se serão realizados a partir de 2021, devido à falta de tempo no calendário. Os torneios que antes eram considerados mais importantes que o campeonato brasileiro, hoje somente são prioridades para os times pequenos, já não acrescenta tecnicamente e nem financeiramente para as equipes maiores.


Os estaduais, atualmente, ocupam 1/3 do calendário para a temporada e, para que seja viável sua disputa em 2021, será necessário retirar os times grandes da competição, ou adaptar o formato para que as equipes da Série A joguem poucas partidas, ou não será possível que sejam realizados. Para os clubes mais poderosos, isso não é um grande problema, mas para os chamados "pequenos", isso significa acabar com o único período do ano em que tais times entrem em campo, o que por consequência, irá retirar a principal fonte de renda destas equipes, podendo levar ao fechamento de clubes tradicionais do interior dos estados. É um tema muito complexo e é necessário que seja discutido para evitar que vários times simplesmente acabem por falta de competição.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

​Nos Acréscimos

  • Instagram - White Circle
  • Spotify

© 2020 todos direitos reservados a Nos Acréscimos. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now