• Felipe Pacheco

No Rio, bola deve voltar a rolar nesta quinta

Em controversa decisão, Flamengo e Bangu entram em campo caso haja aval da prefeitura



Taça Rio (Foto: Úrsula Nery / Agência Ferj)

Após mais de oito horas de reunião, a Ferj e os clubes definiram a volta do carioca. A decisão não é definitiva. A Prefeitura do Rio autorizou no começo desta tarde o retorno, porém uma reunião acontece amanhã, 17. Esta autorização não obriga ninguém a entrar em campo, só deixa explícito que a permissão está concedida, entre outras medidas de flexibilização no enfrentamento da pandemia pela cidade. O maior empecilho é a falta de consenso. Botafogo e Fluminense são totalmente contrários ao retorno imediato, por isso nova assembleia online está marcada para esta terça-feira, às 20 horas.



Até o momento, os jogos vão acontecer sem a presença de público e nos estádios Maracanã, Nilton Santos e São Januário. Hoje completa exatos três meses desde que a competição foi interrompida devido à pandemia. Rubens Lopes, presidente da Ferj, recomendou que o campeonato voltasse no sábado, mas deixou que os clubes que, em comum acordo, quisessem antecipar a data em até dois dias estariam aptos; como foi entre Bangu e Flamengo, que marcaram a partida para esta quinta-feira.


Exaustivas negociações influenciaram para a longa reunião. Segundo o jornalista Venê Casagrande, Bangu e Flamengo que iniciaram seus treinos a algum tempo, foram integralmente favoráveis ao reinício imediato do carioca. Sem o mesmo ímpeto, os clubes menores também manifestaram seu desejo de volta. Os clubes incisivamente contrários à decisão foram Botafogo e Fluminense.


Entre os jogos já marcados, na sexta-feira, Boavista e Portuguesa se enfrentam. Com partidas marcadas para a próxima segunda-feira, Botafogo e Fluminense não se sentem prontos para entrarem em campo. O tricolor indica retorno para 29 de junho. Se não tiver acordo entre os clubes, a tendência é o imbróglio ser resolvido judicialmente. Além das dificuldades dos grandes, o Macaé, por exemplo, não tem nenhum contrato com jogadores profissionais no momento, então, provavelmente, vai a campo contra o Vasco com um time de amadores.


As seguintes normas foram decididas pelo Arbitral para a sequência do carioca:

  • cada equipe pode fazer cinco substituições, com três paralisações pra trocas (além do intervalo);

  • está permitida a inscrição de até 12 atletas amadores (oito a mais que anteriormente, quando esta vaga era, majoritariamente, preenchida por jogadores da base);

  • se um atleta trocou de clube no período de paralisação, poderá jogar a competição pelo novo clube.


Datas previstas para reinício da Taça Rio:

Dia 18 - Bangu x Flamengo

Dia 19 - Portuguesa x Boavista

Dia 21 - Vasco x Macaé e Madureira x Resende

Dia 22 - Fluminense x Volta Redonda e Botafogo x Cabofriense

Lembrando que, com os dados divulgados nesta segunda-feira, o estado do Rio de Janeiro tem 7.728 mortes e 80.946 casos de Covid-19. A maior taxa de letalidade do país, 9,55%.


Fonte: "O Dia"


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

​Nos Acréscimos

  • Instagram - White Circle
  • Spotify

© 2020 todos direitos reservados a Nos Acréscimos. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now