• Bernardo Marchiori

Panorama e notícias da semana na Bundesliga

A 5 rodadas do fim, campeonato alemão chega perto do desfecho, mesmo que ele ainda esteja longe de ser definido.


Bayern com uma mão na taça

A disputa pela Salva de Prata da Bundesliga, ao que tudo indica, teve seu desfecho definido no dia 26/05. E a equipe que, provavelmente, a erguerá ao fim desta temporada já conhece bem essa sensação. O Bayern de Munique abriu 7 pontos de vantagem para o vice-líder Borussia Dortmund, após vencer seu rival no Der Klassiker por 1x0. Lapidado por Pep Guardiola e considerado por muitos o "novo Philipp Lahm", o alemão Joshua Kimmich foi o responsável pelo gol da vitória (e talvez do título), em um lance de pura genialidade e noção de espaço do volante dos bávaros. Embora a equipe aurinegra tenha corrido atrás do resultado, o ímpeto defensivo do Gigante da Baviera se sobressaiu no embate, garantindo o placar. Restando apenas 5 rodadas (exceto para o Eintracht Frankfurt e para o Werder Bremen, que tiveram seu jogo, válido pela 24ª rodada, adiado) para o fim do campeonato, é improvável que o atual heptacampeão deixe de levantar seu trigésimo título alemão na história.

Kimmich comemora com Neuer e Pavard a vitória no clássico. (Imagem: Reprodução/Federico Gambarini/EPA)

29ª rodada: times de cima vencendo e jogadores apoiando importantes causas

Embora restem apenas 5 rodadas para o fim da Bundesliga, a disputa pelas melhores colocações se afunila cada vez mais. Na corrida pela permanência na 1ª divisão, o Eintracht Frankfurt respirou aliviado ao vencer, por 2x1, o Wolfsburg, se distanciando 5 pontos da zona de rebaixamento. Para a equipe perdedora, a rodada serviu como um indicativo de atenção, já que, com a vitória por 1x0 sobre o Mainz 05, o Hoffenheim empatou com os lobos no número de pontos e se colocou como forte concorrente pela vaga na fase qualificatória da UEFA Europa League. Ainda nessa competição à parte, o Schalke 04 continua sem pontuar desde o retorno da liga pós-Covid: chegou à 4ª derrota consecutiva, dessa vez para o Werder Bremen, que com os 7 pontos conquistados nas últimas 3 partidas, consegue respirar por aparelhos no campeonato, mesmo que ainda na vice-lanterna. Sem o brasileiro Matheus Cunha (fora por concussão) mas em excelente fase, o Hertha Berlin venceu o Augsburg e está a 4 pontos das qualificatórias da Europa League, mostrando que está vivo na disputa. Vale lembrar que Frankfurt e Bremen se enfrentam, nesta quarta-feira (03/06), em jogo atrasado válido pela 24ª rodada.

O Hertha Berlin, do brasileiro Matheus Cunha, vem conquistando pontos importantes para a classificação na fase qualificatória da Europa League. (Imagem: Reprodução/Uol)


Na briga pelas vagas na próxima edição da UEFA Champions League, os 5 clubes venceram bem. O Bayern de Munique goleou o Fortuna Düsseldorf e está cada vez mais próximo do título, assim como o Borussia Dortmund goleou o Paderborn, o RB Leipzig o Colônia e o Borussia Mönchengladbach o Union Berlin, enquanto o Bayer Leverkusen venceu o Freiburg por 1x0. Desses cinco clubes, quatro passarão direto para a fase de grupos da Champions League e o outro para a fase de grupos da Europa League, sendo que a diferença entre o 2º e o 5º colocado é de apenas 4 pontos.

Entretanto, o verdadeiro destaque da rodada vai para Jadon Sancho e Achraf Hakimi, do Borussia Dortmund, Marcus Thuram, do Borussia Mönchengladbach, e Weston McKennie, do Schalke 04. Os quatro jovens, cada um à sua maneira, demonstraram seu apoio à George Floyd, afro-americano assassinado brutalmente pela polícia de Minneapolis, nos EUA. A atitude dos jogadores repercutiu positivamente e recebeu a aprovação do público que contribui com os protestos pela nobre causa levantada contra atitudes fascistas e racistas que ocorrem não apenas no território estadunidense, mas em todo o planeta.


Jogadores se posicionando a favor do causa. (Imagem: Reprodução/Diário AS)

Clubes alemães começam a se movimentar para a próxima janela de transferências

Os rumores e notícias das movimentações dos clubes alemães na próxima janela de transferências estão esquentando cada vez mais: Timo Werner, do RB Leipzig, pode estar a caminho do futebol inglês. O alemão é a prioridade do Liverpool, que mesmo passando por intransigências devido ao alto valor estipulado pelo clube patrocinado pela Red Bull, ainda não desistiu da negociação pelo craque, que também vê a equipe de Jurgen Klopp como 1ª opção de acordo com o jornalista Fabrizio Romano, da Sky Sports.

Os brasileiros mais badalados da Bundesliga, Philippe Coutinho e Matheus Cunha, também começaram a ser sondados. O presidente do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, em entrevista à revista "Der Spiegel", afirmou que o clube bávaro não exerceu a opção de compra do cria do Vasco da Gama, mas também não descartou a sua permanência na equipe. Diversos clubes da Inglaterra se interessam em repatriar o pequeno mago, que teve boa passagem no Liverpool, além do Barcelona, seu clube original, que estuda envolvê-lo em trocas por Neymar, Lautaro Martínez ou Miralem Pjanic. Já a sensação do Hertha Berlin, que vem se destacando bastante desde sua chegada à equipe, vem sendo observada de perto pela Internazionale. A joia brasileira de 21 anos foi transferida para o time da capital alemã na janela de inverno, mas pode já estar de saída.


Timo Werner pode estar a caminho do Liverpool. (Imagem: Reprodução/Sky Sports)

No Bayern de Munique desde 2011, o goleiro Manuel Neuer acertou a renovação do contrato com a sua equipe até junho de 2023. O capitão dos bávaros, que havia passado por desentendimentos nos detalhes da negociação nos últimos meses, finalmente se entendeu com o presidente Karl-Heinz Rummenigge e guardará as redes do clube por mais 2 temporadas além do seu antigo contrato, que se encerrava em 2021. Por outro lado, o diretor esportivo do Borussia Dortmund, Michael Zorc, afirmou em entrevista coletiva que Mario Götze não renovará seu contrato com o clube. O jornal alemão Bild revelou que, além do decepcionante desempenho do jogador aurinegro, o foco do jogador em sua imagem nas mídias sociais teria sido um dos principais motivos para essa decisão. O autor do gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 já estaria sendo observado pelo Milan, segundo a imprensa italiana, onde chegaria sem custos.


Mario Götze não renovou e deixará o Borussia Dortmund ao fim da temporada. (Imagem: Reprodução/ESPN)

As últimas 5 rodadas do campeonato alemão prometem ser bem intensas, reforçando o potencial demonstrado pelas equipes ao longo da competição. Ao que tudo indica, a disputa pelas vagas, tanto para competições europeias como para a permanência no grupo de elite, se estenderá até o último momento da temporada. Mesmo que bem diferente do habitual calor sentido em uma partida de futebol, com a presença da torcida e sem as preocupações necessárias atualmente, o retorno da Bundesliga no meio da pandemia não apenas deu aos fãs do esporte a oportunidade de sentir a emoção de uma competição novamente. Também incentivou o retorno de outras badaladas ligas e destacou a errônea crença de que apenas o Bayern de Munique é o único clube interessante do país.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

​Nos Acréscimos

  • Instagram - White Circle
  • Spotify

© 2020 todos direitos reservados a Nos Acréscimos. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now